segunda-feira, 23 de abril de 2012

Visita de Estudo - Porto Antigo


No dia 24 de Maio de 2011 fomos fazer uma visita de estudo pelo Porto.

Saímos do centro de formação após o almoço e fomos descendo os aliados até a estação de S. Bento, paramos um pouco para conversar sobre a história do Porto e algumas curiosidades. Continuamos a viagem até a Sé do Porto e seguimos pela ponte D. Luís até chegarmos ao jardim do morro em Gaia, paramos mais um bocado para ouvir o formador António Pinto contar as histórias do Porto e como era aquele sítio antigamente. Voltamos para trás e fomos até a Sé do Porto onde paramos e vimos os edifícios antigos e os quelhos estreitos que servem de ruas no centro da Sé. A Sé é muito bonita para se passear e deliciar com as arquiteturas antigas e o ambiente que quase parece esquecido pela selva urbana moderna que se espalha cada vez mais e mais rápido.

Fomos descendo a Sé e demos com a Igreja dos Grilos mesmo no centro da Sé. Óbvio que entramos para ver como era por dentro e realmente a igreja é muito bonita por dentro, apesar de não gostar de igrejas no geral. Saímos e continuamos a descer pelas ruas antigas e fomo-nos aproximando da ribeira. Chegando à praça da ribeira ficamos a ver o panorama que nos rodeava. O rio, as ondas, os barcos, as gaivotas e levar com o vento na cara. Foi deveras recompensador. Subimos até a casa do infante e logo a seguir passamos pelo palácio da bolsa, não era permitido entrar neste ultimo edifício por isso foi uma visita curta. Prosseguimos viagem, subindo até ao miradouro e ver, mais uma vez, todo o esplendor da cidade do Porto. Após alguns minutos de conversa continuamos pela antiga cadeia da relação e entramos na igreja dos Clérigos para a ver por dentro quem ainda não conhecia. A visita pouco mais se estendeu depois disto. Fomos indo para o centro de formação depois de sairmos da igreja dos Clérigos.

Foi uma visita interessante e didática, algumas histórias que foram contadas sobre os sítios, eu não as conhecia e fiquei a gostar bastante de saber como aconteceu na altura. Foi das visitas que mais prazer me deu, visitar a minha cidade e passar por sítios que normalmente não fazem parte da minha rota rotineira.





Sem comentários:

Enviar um comentário