segunda-feira, 23 de abril de 2012

sociedade, tecnológia e ciência STC5

Este módulo foi importante, trabalhar nos computadores e nos programas que provavelmente nos vão fazer muito jeito de futuro, Word PowerPoint e Excel. A formadora Marta Oliveira explicou muito bem a matéria, tornou fácil o  difícil com a linguagem utilizada, sempre pronta para tirar duvidas de quem as tinha e sempre bem-disposta.
No Word aprendemos a criar e formatar texto, mudar a cor, a fonte e o tamanho da letra, utilizamos limites das folhas e sombreados, aprendemos como se coloca imagens no texto e a sua organização na folha de trabalho. Utilizamos cabeçalhos e rodapés para um texto mais cuidado, como o curriculum vitae, uma carta de espontânea ou até mesmo um trabalho mais “elegante”. Por fim aprendemos a utilidade dos índices automáticos, tornam a organização dos textos mais simples e mais fácil.
PowerPoint: tal como Word aprendemos a criar a folha de trabalho e a sua respectiva apresentação, a formatação de texto e a inserção de imagens, vídeos e músicas / sons. De diferente temos as animações que tornam as apresentações mais toleráveis de se verem. Fizemos uns quantos trabalhos utilizando estes ensinamentos. Mais uma vez a formadora mostrou-se deveras cooperativa e receptiva aos problemas que iam surgindo na turma.
Por fim temos o Excel, aqui também aprendemos a inserir e a formatar dados, criação de tabelas para inúmeros tipos de trabalho. Utilizamos filtros para facilitar a procura de algo na nossa folha de cálculo. Utilizamos fórmulas e funções para executarmos mais rapidamente e mais eficazmente, os problemas matemáticos que surgem, como a soma, a multiplicação, etc.
Gostei muito da disciplina, aprendi e desenvolvi as minhas capacidades na óptica do utilizador com os ensinamentos da formadora Marta Oliveira, vou de certeza utilizar o que aprendi de futuro, seja no âmbito de profissional mas também na minha vida pessoal.


Sem comentários:

Enviar um comentário