segunda-feira, 23 de abril de 2012

Novas Práticas de Confeção


Este módulo revelou-se bastante elucidativo, descobri como decompor pratos, aprendi variados ingredientes diferentes que desconhecia como o agar-agar, goma de xantana, guar, etc. Estes ingredientes servem para dar “outra vida” à cozinha. Falou-se da esferificação e como é feita desde os ingredientes utilizados até à sua confeção.

Tenho pena por ter sido meramente teoria e prática, nada. A formadora Lisete Alves explicou a matéria de forma clara e de fácil compreensão. Abordamos as cores na comida e a harmonia que o prato deve ter sendo com cores análogas, opostas ou monocromáticas. Fizemos um trabalho em que apresentamos uma invenção nossa, no meu caso apresentei pimento recheado com legumes verdes e salmão, para sobremesa apresentei gelatina tri-color. Fizemos também um trabalho intitulado de “cores na cozinha” que consistiu em procurar um prato à nossa escolha na internet e tínhamos que identificar qual o tipo de cores existentes nesse mesmo prato. Finalizamos o módulo como um exame que abrangia toda a matéria dada, exame, esse que tirei 71%.

Acredito que com mais tempo e alguma prática poderia ser um ótimo cientista, no âmbito da cozinha, a preparar pratos “irreverentes”, divertidos e sofisticados.

Sem comentários:

Enviar um comentário