segunda-feira, 23 de abril de 2012

Visita de estudo caves do vinho do Porto

Esta visita começou no centro de formação, onde se juntaram todos os formandos para começar a caminhada até a biblioteca municipal à beira do jardim de S. lázaro. Não foi possível tirar fotos no interior da biblioteca devido a normas internas. Vimos muito pouco e foi muito rápido, só me lembro de ver arquivos cheios de folhas com números, tipo código de acesso. A guia tinha uma maneira muito própria de explicar o que se passa lá dentro (biblioteca), mais uma vez realço que não possível tirar fotos.
De seguida fizemos o percurso da biblioteca até ao Funicular perto da Sé entramos no elevador e descemos, foi a primeira vez que ia andar no funicular, primeiro tinha muita expectativa e algum receio também. Mal o aparelho começou a andar fiquei desiludido mas desfrutei das vistas e sempre com o “dedo no gatilho”. De seguida caminhamos pela Ribeira até chegar ao barco que nos ia levar a passear. Já dentro do barco vimos um acidente ligeiro entre outros 2 barcos devido ao facto de um dos motores ter deixado de funcionar. Seguimos rio acima e depois rio abaixo, vimos as pontes e tivemos uma perspectiva diferente da marginal do Porto e de Gaia. Durante a viagem o tempo mudou e instalou-se muito frio e muito nevoeiro a mistura, levando a maior parte dos passageiros que se encontravam a bordo “refugiaram-se” na parte de dentro do barco. Eu resisti ao frio intenso e aproveitei para poder tirar mais umas fotos até mais não.
Ancoramos no cais de Gaia e foi tempo de fazer uma pausa breve porque tínhamos que estar nas caves ao meio-dia. Nem todos fomos para o mesmo café e eu reforcei bem reforçado o meu pequeno-almoço (dois panikes mistos e uma meia de leite), por fim fomos até as caves do vinho do Porto. Foi por demais, adorei o espaço, foi uma delícia para tirar mais umas fotos. Vimos pipos enormes, médios e pequenos, sendo os pequenos de capacidade de 550litros. Tivemos uma guia muito simpática que nos mostrou o sítio e explicou e desmitificou o que está por trás do famoso vinho do Porto e alguns equívocos relativamente ao mesmo. Entramos por uma porta grande (mais me pareceu a entrada para um sitio magico ao estilo de “Alice no pais das maravilhas”) uma luminosidade genial em tons de azul num painel de acrílico. Um pouco mais a frente tinha outros acrílicos impressos com a breve história do vinho do Porto, no continuar da sala tinha outros tantos painéis ilustrativos e explicativos e no fim da sala tinha um mostruário com três garrafas de vinho, um de 1870, outra de 1920 e outra de 2000, simplesmente lindo. Tivemos uma breve formação sobre as diferenças do vinho do Porto tinto, branco e rosé também como os processos de filtragem e amadurecimento.
Por fim dirigimo-nos a uma sala de estar com mesas à antiga e uma era para nós, tinha dois copos de vinho destinados para cada um de nos, um de vinho tinto e outro e vinho branco com a intenção de o provarmos para ficar com algo mais que a teoria.
A nossa visita revelou-se deveras interessante devido ao facto de termos visitado edifícios antigos e marcantes na história do Porto. Passeamos pelas ruas do Porto antigo e tivemos o prazer de ver a arquitectura, os trabalhados que já não se fazem mais com os pormenores que fazem as delícias de quem olha com atenção e queira ver com olhos de ver. Vimos e passeamos num barco rebelo pelo rio Douro e tivemos a percepção de visualizar e observar o esplendor da marginal do Porto e Gaia também. 
Foi 1optima visita a meu ver, temos que repetir mais vezes para não ficarmos constantemente”enfiados” na sala de aula

Sem comentários:

Enviar um comentário