segunda-feira, 23 de abril de 2012

Documentação laboral e comercial


Nesta unidade de documentação laboral e comercial abordamos as leis e normas para a criação de uma empresa, de um negócio. Os locais onde nos devemos dirigir, seja balcão de atendimento, seja pela internet como no caso da empresa na hora. Neste site podemos encontrar inúmeras informações úteis para abrir um negocio, os procedimentos legais para o fazer,  a  quem recorrer para pedir ajuda, a documentação necessária e em caso de haver mais que um sócio os procedimentos que terão que ser usados por ambos para iniciar a actividade pretendida.

Falamos um pouco sobre os contratos, ambas as partes têm que estar de acordo com o que lá está escrito, caso contrário não se vai assinar esse contrato. Demos algumas maneiras de se contornar um contrato já assinado, se a pessoa em causa for menor ou se a pessoa que assinou o contrato estivesse fora de si, temporariamente insano ou a atravessar uma fase difícil que lhe seja complicado pensar com clareza. Abordamos os sindicatos, como foram criados, para que foram criados e por quem. Os seus principais interesses e as maneiras de ajudar os trabalhadores que estavam a ser oprimidos pelos seus patrões. Passamos um pouco pelo movimento anárquico e vimos como isto é um verdadeiro jogo de monopólio porque os líderes anárquicos que estavam a combater contra o sistema acabaram por ser “comprados” pelos líderes políticos e senhores soberanos que controlam tudo. Falamos também nas formas jurídicas comuns, que podem ser empresa individual, sociedades por cotas e sociedade anónima. Temos também as formas jurídicas menos frequentes, Estabelecimento individual por responsabilidade limitada (E.I.R.L.), sociedade individual por cotas (pouco comum), sociedade por comandita, sociedade em nome colectivo e as cooperativas. Abordamos o franchising, falamos no caso da cadeia de restaurantes do MacDonalds, que ter um franchising desta marca não é sinónimo de sucesso. Em caso de falta de stock basta um telefonema para ter de outra loja o material que esta em falta. Por fim falamos de financiamentos, como os podemos ter sem dispensar nenhum do nosso bolso e falamos também dos fornecedores, como estes podem ser nossos “amigos”, negociar sempre os preços e as quantidades dos produtos e se por alguma razão não for possível cumprir o contrato acordado, falar com o fornecedor e pedir mais tempo (por exemplo) para pagar a mercadoria.

Esta unidade ensinou-me alguns truques de mercado para abrir um negócio, como o fazer, a quem recorrer, maneiras de pedir financiamento, ler as entrelinhas do contrato etc. ensinou-me muito mais do que eu estava à espera, agradeço ao formador por se ter disponibilizado a ensinar estas coisas todas e pelo humor que traz para as aulas, mesmo sendo uma matéria um pouco chata o seu conteúdo é bastante rico.

Sem comentários:

Enviar um comentário