segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cultura, Lingua e Comunicação CLC NG6


Ao longo deste núcleo gerador abordamos no DR1 os diferentes estilos de vida, seja no campo ou na cidade, as vantagens e desvantagem de cada local, a preferência pessoal em morar num ou noutro sítio, onde fizemos um trabalho sobre este tema. Fizemos também um trabalho sobre a nossa casa, falamos das divisões e a sua utilização nas aulas do formador Filipe Fonseca.

No DR2 abordamos a cidade VS campo onde fizemos um trabalho a diferenciar as várias vantagens e desvantagens. Falamos das expressões populares utilizadas nas zonas de Portugal de norte a sul. Achei deveras engraçado ouvir as expressões populares que ainda são utilizadas e as que caíram em desuso das várias regiões do País. Pesquisamos as aldeias consideradas históricas do País para conhecermos melhor as nossas origens e depois dessa pesquisa apresentamos o fruto da nossa pesquisa, isto nas sessões da formadora Olga Alpoim.

No DR3 pesquisamos os teatros da nossa zona habitacional, fizemos um folheto alusivo a localizações turísticas e culturais e abordamos como os cidadãos podem obter informação por parte do estado, seja nas câmaras municipais, nas juntas de freguesia, no portal do cidadão, internet, etc. Este DR foi-nos dado pela formadora Olga Alpoim.

No DR4 vimos um documentário nas sessões do formado Filipe Fonseca sobre os imigrantes em Portugal e as suas expectativas e a realidade. Vimos também outro documentário sobre as pronúncias dos vários cantos do país, do norte ao sul passando pelas ilhas, devo dizer que houve algumas que não entendi nada de nada do que estavam a dizer, como o madeirense e o açoriano.

Este núcleo gerador foi bom para mim porque já fui imigrante e também passei pelas dificuldades de adaptação ao país em que estava, à língua falada e à cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário