segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sociedade, Tecnologia e Ciências STC6


Sociedade, tecnologia e ciências 6. Nesta unidade abordamos a construção e arquitectura (DR1) onde fizemos um trabalho sobre materiais de construção e a suas utilidades, também como a evolução dos materiais e a sua durabilidade, este módulo foi dado pela formadora Cristina Coelho.

No DR2 abordamos a ruralidade e urbanidade com a formadora Ana Bastos, falamos um pouco sobre a artesanato e como esta se foi evoluindo, desde os tempos antigos até à actualidade. Existem alguns tipos de artesanato diferentes como a olaria que por sua vez trata de moldar cerâmica e barro e criar algo único e muito pessoal. Eu fiz um trabalho sobre olaria, moldei um assador pequeno, destinado a assar chouriços para uma boa churrascada como qualquer bom português gosta, a experiencia não correu assim muito bem porque ao colocar o barro já moldado no forno para cozer, este desintegrou-se em pó porque a temperatura estava muito elevada. Em compensação ao sucedido, comprei uma caixa de madeira e pintei-a de forma muito abstracta e bastante colorida.

Em DR3 abordamos Administração, segurança e território com a formadora Ana Bastos, onde também fizemos um trabalho sobre prevenção rodoviária, as várias formas de prevenir acidentes e as tecnologias utilizadas para tal feito, como guias sonoras, patrulha nas estradas e auto-estradas pela GNR, utensílios utilizados para averiguar a taxa de alcoolemia dos condutores, radares e lombas para reduzir a velocidade de circulação dos condutores.

Em DR4 abordamos as mobilidades locais e globais, onde fizemos um trabalho sobre emigração, imigração e migração em geral como a formadora Cristina Coelho. Falamos da emigração de pessoas de um pais para outro e da emigração dos animais como e quando a fazem, seja por necessidade ou por lazer. No fim desta unidade visitamos a oficina de ovos moles em Aveiro, um óptimo passeio.

Na minha opinião tanto a formadora Cristina Coelho e a Ana Bastos são óptimas formadoras, explicam bem a matéria em causa e reservam sempre algum tempo para tirar dúvidas dos formandos, abordando a matéria de forma clara e perceptível para que, nós, formandos a percebemos como deve ser e não como nos parece ser.


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