segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cidadania e Profissionalidade CP1


Nas sessões de CP, relativamente ao DR1, falamos sobre as noções de Estado e Nação esclarecendo as respectivas diferenças. Falamos sobre o nascimento da União Europeia, porque surgiu e respectivas vantagens, bem como datas importantes relacionadas. Falamos sobre a definição de Cidadania, os nossos direitos e deveres como cidadãos perante a sociedade em que estamos inseridos, abordamos também os valores cívicos, a coragem para erguer a voz no meio da opressão e a tolerância perante certas situações não tão correctas por parte de outras pessoas.

No DR2 abordamos os direitos e deveres dos trabalhadores. Como deveríamos proceder e agir no nosso local de trabalho e perante os nossos colegas e superiores. Falamos também de estereótipos de etnias, idade e sexo, patrões que se recusam a contratar pessoas por não irem ao encontro dos seus gostos pessoais, mesmo que estas sejam bem mais competentes e tenham mais experiencia na área em questão.

No DR3 aprendemos os direitos e deveres relativos ao voto e liberdade de expressão. Tivemos o privilégio de ouvir e cantar o hino nacional, de visualizar as diferentes bandeiras que Portugal já teve e o porquê das suas imagens e representações, abordamos alguns artigos da Constituição da Republica Portuguesa, como por exemplo: Deveres – Votar e pagar impostos. Direitos – à vida, à liberdade, à segurança no trabalho, à greve, à protecção dos consumidores, ao trabalho, à segurança social, ao ensino, à saúde, ao ambiente e qualidade de vida entre outros tantos.

No DR4 tivemos o privilégio de ver um documentário intitulado de “Uma verdade Inconveniente” de Al Gore. O documentário retrata e alerta para os perigos que nos estamos a deparar desde os últimos 50 anos devido a maus tratos ao planeta e ganância de retirar os recursos naturais para benefícios próprios e encher os bolsos abruptamente, ignorando assim as próximas gerações e as condições para as mesmas.

Tivemos ajudas da Formadora Olga Alpoim seja por folhas informativas, seja por visualização de power-points ou vídeos. Tivemos o nosso “espaço” de interacção e discussão sobre estes mesmos assuntos na sala de aula, onde todos os formandos participaram e deram a sua contribuição mais ou menos graciosa para o assunto em questão.

Fizemos trabalhos ilustrativos em grupo ou sozinhos para sermos avaliados para cada DR, tais como, o perfil profissional pessoal, trabalhos em power-point sobre o terrorismo (o tema que eu escolhi) diálogos para a turma, fichas de trabalhos fornecidas pela formadora e corrigidos nas aulas, testes e orais.


Foi interessante confrontar opiniões bem como fomentar a importância de ouvir e aceitar uma opinião diferente aprendendo a respeitar a liberdade de expressão de cada um.

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