Nas sessões de CP, relativamente ao DR1, falamos sobre as noções de Estado
e Nação esclarecendo as respectivas diferenças. Falamos sobre o nascimento da
União Europeia, porque surgiu e respectivas vantagens, bem como datas
importantes relacionadas. Falamos sobre a definição de Cidadania, os nossos
direitos e deveres como cidadãos perante a sociedade em que estamos inseridos,
abordamos também os valores cívicos, a coragem para erguer a voz no meio da
opressão e a tolerância perante certas situações não tão correctas por parte de
outras pessoas.
No DR2 abordamos os direitos e deveres dos trabalhadores. Como deveríamos
proceder e agir no nosso local de trabalho e perante os nossos colegas e
superiores. Falamos também de estereótipos de etnias, idade e sexo, patrões que
se recusam a contratar pessoas por não irem ao encontro dos seus gostos
pessoais, mesmo que estas sejam bem mais competentes e tenham mais experiencia
na área em questão.
No DR3 aprendemos os direitos e deveres relativos ao voto e liberdade de
expressão. Tivemos o privilégio de ouvir e cantar o hino nacional, de
visualizar as diferentes bandeiras que Portugal já teve e o porquê das suas
imagens e representações, abordamos alguns artigos da Constituição da Republica
Portuguesa, como por exemplo: Deveres – Votar e pagar impostos. Direitos – à
vida, à liberdade, à segurança no trabalho, à greve, à protecção dos
consumidores, ao trabalho, à segurança social, ao ensino, à saúde, ao ambiente
e qualidade de vida entre outros tantos.
No DR4 tivemos o privilégio de ver um documentário intitulado de “Uma
verdade Inconveniente” de Al Gore. O documentário retrata e alerta para os
perigos que nos estamos a deparar desde os últimos 50 anos devido a maus tratos
ao planeta e ganância de retirar os recursos naturais para benefícios próprios
e encher os bolsos abruptamente, ignorando assim as próximas gerações e as condições
para as mesmas.
Tivemos ajudas da Formadora Olga Alpoim seja por folhas informativas, seja
por visualização de power-points ou vídeos. Tivemos o nosso “espaço” de
interacção e discussão sobre estes mesmos assuntos na sala de aula, onde todos
os formandos participaram e deram a sua contribuição mais ou menos graciosa
para o assunto em questão.
Fizemos trabalhos ilustrativos em grupo ou sozinhos para sermos avaliados
para cada DR, tais como, o perfil profissional pessoal, trabalhos em
power-point sobre o terrorismo (o tema que eu escolhi) diálogos para a turma,
fichas de trabalhos fornecidas pela formadora e corrigidos nas aulas, testes e
orais.
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