segunda-feira, 23 de abril de 2012

CLC LEC e LEI Inglês Iniciação e Continuação


Sempre gostei muito de inglês. Desde novo que comecei a aprender a língua, mais precisamente um ano antes de entrar para a primária, e a partir dai foi sempre “a abrir”. Comecei com noções básicas de nomes e locais e com alguns jogos, tais como: “simon says” e “doctors”.

Nas sessões da formadora Dora Silva fiz uma reciclagem de inglês porque toda a matéria que foi dada não foi novidade para mim, com excepção de a uma ou duas palavras. Abordámos os verbos mais importantes como to be e to have. Aprendemos a fazer apresentações, os dias da semana, as horas, entre muitas outras coisas.

Como já tinha dito não houve nada de novo para mim. No entanto, gostei bastante da dinâmica da formadora. Forneceu-nos várias folhas de apoio como inúmeros exercícios bastante simples e práticos, deu-nos letras de música alusivas à matéria para tentarmos descobrir qual era o grupo e para pôr a letra na ordem certa. 
Estudámos o parque de diversões e as palavras mais usuais. Estudámos os verbos modais, o singular e o plural dos nomes. Aprendemos também a dar indicações para vários locais e a perguntar direções caso estejamos perdidos ou não saibamos o caminho para um sítio.

Durante as sessões de inglês fizemos alguns trabalhos de grupo, nem sempre eram os mesmo e ainda bem porque senão não dava para conhecer melhor as capacidades de todos, mesmo que seja o mínimo. Fizemos trabalhos de expressão oral em que um dos membros do grupo perguntava a outro direções e o outro respondia. Fizemos também outro sobre um cidade situada em Inglaterra, o meu grupo ficou com a Irlanda do Norte, onde descobri uma formação rochosa que me despertou bastante o interesse porque sendo formado a partir da lava dum vulcão e solidificou extremamente rápido ficou com formas quadradas perfeitas por uns bons quilómetros.

Realizamos uma visita de estudo à rota dos chás, para relaxar e beber um chá e conversar. Fomos a pé desde o centro de formação, pela baixa fora ver com mais atenção os edifícios e as pessoas com quem nos cruzávamos. Chegamos lá na calma e ficamos deslumbrados com a simplicidade do sítio, esplanada ao ar livre e uma decoração incrível. Foi uma das visitas de estudo que mais gostei pelo simples facto de ser um passeio descontraído a um lugar mesmo bonito que eu já frequentei várias vezes e continuo a quere passar lá umas horas com os amigos a conversar e beber um chá.
Basicamente gostei bastante do método de ensino da formadora Dora Silva. Foi deveras explícita a ensinar e muito paciente também. O inglês pode ser muito traiçoeiro para quem nunca teve contacto com a língua. Resumindo, a formadora, a meu ver, esteve muito bem e eu gostei de rever o inglês que tinha aprendido há muitos anos atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário