segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pastelaria


Neste módulo de pastelaria o nosso formador António Santos foi trocado pelo formador Paulo Alves. Mudaram um pouco os métodos de aprendizagem e também os de execução, a meu ver são mais maneiras de se executar o mesmo e adaptar-se ao método que lhe seja mais conveniente. Como não podia deixar de ser fizemos inúmeros bolos, doces e bombons com um aspeto e sabor irresistível.

Recomeçamos com preparação do módulo de Massas lêvedas de Pastelaria e Padaria. Fizemos massa de brioche, feita por nós, em grupos, e com essa massa fizemos caracóis, croissant de brioche, bolas de Berlim. Também fizemos vários tipos de pão neste módulo, como por exemplo, pão bijou, bicos de pato, pão de hambúrguer entre outros, sempre da maneira artesanal. Aprendemos um método diferente de trabalhar as massas, mais fácil para uns, mais complicado para outros.

Massas de cake, folhados, bolos secos e massas de forrar. Neste módulo aprendemos a fazer o bolo inglês que eu simplesmente adoro, bolo de mármore, muffins de chocolate, café, bolos de arroz, etc. fizemos também folhado francês que deu oportunidade de fazer outros bolos bastante apetitosos como glórias, palmieres, harmónicas, croissants, mil folhas entre outras também igualmente deliciosos. Fizemos massas de bolachas e usamos moldes para lhes dar forma e também massas de forrar para fazer tartes com inúmeros recheios e coberturas. Penso que nestas horas de aprendizagem engordei um ou dois quilos a saborear as delícias que iam saindo do forno.

Confeção de bolos. Neste módulo fizemos muitos bolos bonitos e irresistíveis como guardanapos, tortas, pão-de-ló, bolo decorado e tronco de natal alusivo à época natalícia.

No módulo de Confeção de bolos e doces regionais e conventuais e de épocas festivas fizemos bolo-rei, sortidos populares, castanhas de ovos, fogaças de santa maria da feira, fizemos também fios de ovos que resultam mesmo bem quando se quer algo docinho e é bastante simples de fazer depois de uma boa explicação.

Passamos para o módulo de Confeção de Sobremesas de Pastelaria, aqui confecionamos toucinho-do-céu, baba de camelo, molotoff, mousses. Aqui foi impossível resistir à tentação. Na Confeção de Gelados e Sobremesas Frias, fizemos bavaroise de frutas e tartes geladas.

No final do módulo e antes de ir para estagio, o formador lembrou-nos das memórias de matérias que já tinham sido dadas à algum tempo atras. Fizemos muitas natas, croissants, tartes, lanches, massa folhada, creme de pasteleiro, creme de ovos entre muitos outros. Isto para nos fazer lembrar de como se faz do princípio até ao fim de todo o processo.

Todo este processo e etapas que foram surgindo, foram bem aceites e aprendidas para serem exercidas com a melhor das intenções e respeitando sempre as normas de higiene pessoal, dos equipamentos e do local de trabalho, para num futuro poder exercer com gosto o que aprendi e também poder passar o conhecimento que me foi passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário