segunda-feira, 23 de abril de 2012

Relatório de Final de Curso

A concretização deste curso de técnico de cozinha e pastelaria foi quase como um sonho se ter tornado realidade, pois já estava a tentar entrar neste curso à sensivelmente À dois anos e agora que consegui não vou deixar esta oportunidade passar-me ao lado. Entrei no curso à espera de umas coisas, aprendi outras mais significativas e importantes para mim. Conheci os colegas da turma, fiz laços de amizade que nunca pensei fazer em especial uma pessoa, que se não fosse por ela provavelmente já teria desistido do curso por causa de problemas com outras pessoas, mas enfim, aguas passadas.
Entrei com a ideia de cozinha e de ser chefe, mas quando comecei na pastelaria, abriu-se uma nova porta e eu estava decidido a entrar com tudo. Comecei a perceber melhor sobre a matéria e a ganhar gosto pelo que fazia. Desde a confeção de massas folhadas até à decoração com massapan e com corantes para dar a cor pretendida.

Abordamos inúmeras e variadas matérias com vários formadores diferentes e com maneiras peculiares de dar as suas sessões, uns utilizavam jogos e folhas de exercício para nos cativar, enquanto outros utilizavam o diálogo e visitas de estudo para percebermos melhor a matéria.

Gostei, tantos dos formadores como dos colegas de turma. Lamento que alguns colegas tenham que ter ido embora, em vez de outros. Na minha opinião a turma funcionava muito melhor sem certos elementos a que eu intitulo de “mentes brilhantes” por serem realmente muito inteligentes. Apesar disso, conseguimos realizar varias trabalhos de grupo e sempre com colegas de turma diferentes, para não se tornar repetitivo, até se tornou bastante agradável fazer certos trabalhos ao lado de certos colegas de turma.

Na minha opinião as matérias que aprendemos vão-nos ser deveras importantes para a vida futura tal como cidadania e profissionalidade, para nos portar-mos como verdadeiros cidadãos e exemplo para a sociedade. Em Cultura língua e comunicação aprendemos o valor da língua e que conseguimos conquistar o mundo se souber-mos falar a língua. Em Sociedade Tecnológica e ciências aprendemos (quem não sabia) a trabalhar no computador e nos seus respectivos programas (Word, Excel, PowerPoint, Internet). Em Gestão de Equipas, realizamos vários “jogos” didácticos para nos apercebermos das nossas capacidades de líderes ou a falta delas no caso de irmos gerir uma equipa futuramente. Em nutrição aprendemos que o comer bem e variado é o melhor a se fazer, nas dietas também convém alimentar-se bem e com moderação. Em higiene e segurança alimentar abordamos os perigos que podemos encontrar num local de trabalho se este for limpo incorretamente e as maneiras corretas de o limpar e higienizar. Em Documentação Laboral e Comercial abrimos os olhos para as legislações e leis que têm que ser cumpridas, tanto pelo patrão coo pelos trabalhadores, direitos e deveres, conhecimento de contratos de trabalho. Em equipamentos e utensílios conhecemos melhor os equipamentos e utensílios que iriamos encontrar e trabalhar a partir daquele momento. Em Cozinha aprendemos novas maneiras de cozinhar, como arranjar os peixes, carnes e mariscos, aprendemos a fazer molhos para acompanhar os pratos, sopas de todas as cores e alimentos possíveis quentes e frias. Saladas simples e compostas, etc.

Resumindo o curso mostrou-se deveras útil para a minha vida pessoal e profissional de futuro. Sei desde o princípio que o conhecimento que aprendi irá ficar sempre comigo e nunca vai sair nem ser esquecido.
Agradeço a todos os formadores a paciência que tiveram com a turma de técnico de cozinha e pastelaria, ora por estarmos mais inquietos, ora por não estarmos com vontade de ter que “aturar” os formadores devido a cansaço ou problemas pessoais.

Sem comentários:

Enviar um comentário