segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sociedade, Tecnologia e Ciências STC7


Sociedade, tecnologia e ciências 7. Nesta unidade no DR1 o elemento, onde abordamos a ciência e a química, símbolos químicos e conversões de escalas como por exemplo de graus célsius para fahrenheit. Aprendemos a natureza das matérias, que são substâncias puras (matéria da mesma substancia), elementos (formados por um só tipo de átomo), compostos (formados por elementos diferentes numa proporção fixa). Passamos pelas soluções que podem ser de 3 tipos. Sólido, líquido e gasoso. Neste módulo fizemos um trabalho de pesquisa sobre os átomos com a formadora Cristina Coelho.

No DR2 abordamos os processos e métodos científicos com a formadora Ana Bastos. Vimos basicamente o que consta no método científico, desde a observação do fenómeno, formular hipótese explicativa, testar essa hipótese e no fim aceitar essa hipótese se estiver correcta. E no final do módulo foi pedido um trabalho de pesquisa sobre o método científico com a nossa opinião pessoal no final, uma reflexão sobre o trabalho.

No DR3 abordamos as ciências e controvérsias públicas com a formadora Ana Bastos. Neste módulo falamos um também das controvérsias da ciência, em que no final nos foi pedido um trabalho idêntico ao que tínhamos feito.

No DR4 abordamos as leis e modos científicos. Onde vimos alguns exemplos de controvérsias, seja na clonagem, nos avanços tecnológicos, o aquecimento global, a camada do ozono, chuvas ácidas, doenças ocupacionais, desmatamento, o stress provocado pelo ritmo de vida acelerado, entre muitas outras. Nesta unidade fizemos um trabalho sobre a controvérsia da ciência, para o bem e para o mal. Eu falei sobre a clonagem, o transplante, armas nucleares e as drogas sejam elas legais ou ilegais. Também esta unidade foi dada pela formadora Cristina Coelho.

Gostei particularmente destas sessões, pois ciência é uma área que me interessa bastante apesar de não ter seguido esse caminho. Se fosse por mim teria mais umas quantas aulas de ciências para poder aprofundar mais um pouco o conhecimento que a ciência nos oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário