segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cultura Lingua e Comunicação NG5

Reflexão do nucleo gerador 5

Mediante este NG5, começamos por falar sobre os telemóveis (DR1) e a falta que nos faz no quotidiano, como são usados e como nos sentimos quando não os temos. A linguagem especifica das sms e mms, trocando o “s” por “x” e o “q” por “k” é cada vez mais utilizada sobretudo pelos jovens, por uma questão de economia de tempo e de caracteres, o que lhes leva a cometer erros ortográficos.
De seguida passamos para os computadores (DR2) e a sua utilização tanto no trabalho como em casa, a internet e também a falta que nos faz hoje em dia. Sinceramente já não imagino a minha vida sem computador, internet e telemóvel, mas é tudo uma questão de hábito, acho que após duas semanas já não sentia falta deles.
Passando para o DR3 “Mass Média”, falámos da importância da informação e contra-informação que nos chega via rádio, televisão, revistas, jornais, publicidade. Neste módulo fizemos uma visita de estudo ao Museu dos transportes e comunicações do Porto para termos contacto com a realidade da rádio e da televisão, para quem ainda não conhecia. Eu gostei imenso porque também já tinha algumas noções base sobre televisão e em modo geral a turma também gostou muito.
No DR4 falou-se e criou-se um blogue (www.cozinhaparatodos.blogspot.com). A meu ver é mais um meio de exposição da vida pessoal / profissional e acessível a qualquer um que queira ver ou saber mais um pouco. Pode-se assemelhar a uma rede social com “seguidores” ou amigos que partilham pedaços da sua vida connosco, sem muitas vezes terem a noção que essa partilha também pode ser visualizada por terceiros e por muitas vezes distorcida ou mal compreendida. A meu ver esta comunicação torna-se deveras impessoal, podemos introduzir “smiles” mas nunca temos a certeza se “o outro lado” compreende realmente o que tentamos transmitir. Contribuí para o enriquecimento cultural do blogue que criámos, publicando um vídeo que eu próprio realizei, cujo nome é “Mafia CLR”.

Sem comentários:

Enviar um comentário